Logo Colégio AlvoradaColégio Alvorada

Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Colégio Alvorada, leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e as Deliberações E/CME nº 03/2000, nº 06/2001 e nº 15/2007, Reconhecendo a importância das experiências vivenciadas na primeira infância e acreditando ser a educação um direito da criança, o Colégio Alvorada formula seu Projeto Político-Pedagógico voltado para o atendimento das necessidades básicas de educação, afeto e socialização, numa ação complementar à educação familiar e da comunidade.

A metodologia de ensino adotada pelo Colégio Alvorada está baseada na proposta sócio construtivista, cujo objetivo é levar a criança a construir o seu próprio conhecimento através da exploração do seu corpo, dos objetos, do espaço onde está inserida e das relações com o outro.

Desta forma, ampliando sua capacidade de descoberta e construção de conhecimentos, as crianças vão penetrando de modo consciente na dinâmica da vida e se constituindo, como sujeitos históricos, críticos e participativos. As atividades são programadas de forma a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela instituição, envolvendo a família e a comunidade.

Para prestar um atendimento de qualidade, mantém seus funcionários constantemente atualizados. Por ser uma instituição particular, seus recursos financeiros vêm das próprias famílias que atende. A avaliação do desenvolvimento da criança é feito através da observação contínua e se faz mediante o acompanhamento das etapas do seu desenvolvimento.